O que é a Beta Alanina?
A Beta Alanina é um aminoácido não essencial e sua síntese endógena (dentro do nosso corpo) ocorre no fígado, sendo transportada para células musculares. Este aminoácido (junto com a histidina) é fundamental para a síntese e aumento das reservas musculares de carnosina, que possui um papel fisiológico importante no exercício/esporte (auxilia na melhoria da contração muscular). É possível consumir a Beta Alanina por meio de alimentos, principalmente em proteína animal como: peixe, frango e carne ou pela suplementação.
Beta Alanina: Pra que ele serve:
A Beta Alanina auxilia na qualidade dos treinos de resistência/exaustão, melhorando o desempenho e mantendo o pH intramuscular adequado. Portanto, ajuda na performance e recuperação muscular, colaborando com o aumento de massa magra.
Benefícios da Beta Alanina
A potencialidade da Beta Alanina está relacionada à melhoria da performance na atividade física, principalmente, em exercícios de resistência e alta intensidade. Também entrega o efeito de diminuir a fadiga muscular, otimizando o tempo de recuperação.
Como tomar a Beta Alanina?
É fundamental destacar a importância de manter uma consistência no consumo, que neste caso, é mais importante do que o horário de ingestão. Portanto, deve-se tomar todos os dias, doses entre 0,5 a 2g/dia (em uma porção ou fracionada ao longo do dia) para aumentar as concentrações de carnosina muscular. Pode-se aproveitar a dose, ou uma das doses fracionadas, para consumir antes do treino para melhorar o desempenho, resistência e reduzir a fadiga, desde que seja ingerida diariamente, pois os efeitos são observados a longo prazo.