O QUE É L-CARNITINA
SUA PRINCIPAL FUNÇÃO É AJUDAR O CORPO A TRANSFORMAR GORDURA EM ENERGIA. NA PRÁTICA, É ELA QUEM REALIZA O TRANSPORTE DOS DERIVADOS DA GORDURA PARA DENTRO DAS MITOCÔNDRIA, ONDE ELES SERÃO OXIDADOS E TRANSFORMADOS EM ENERGIA. ELA É SINTETIZADA ATRAVÉS DE DOIS AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS: A LISINA E A METIONINA, COM A AÇÃO CONJUNTA DA NIACINA, VITAMINA B6, VITAMINA C E FERRO.
TER MAIS ENERGIA, PELO FATO DA GORDURA SER MAIS ENERGÉTICA QUE OS CARBOIDRATOS E PROTEÍNAS;
MAIOR RESISTÊNCIA CARDIOVASCULAR DEVIDO À EFICÁCIA ENERGÉTICA DAS GORDURAS. QUANDO O CORPO APRENDE A QUEIMAR A GORDURA, ELE TERÁ UMA FONTE QUASE INESGOTÁVEL PARA ESFORÇOS DE LONGA DURAÇÃO;
AÇÃO ANTIOXIDANTE COMBATENDO OS RADICAIS LIVRE, PREVENINDO O ENVELHECIMENTO PRECOCE E FORTALECENDO O SISTEMA IMUNOLÓGICO;
OSSOS MAIS FORTES, POIS AJUDA A PROMOVER O AUMENTO DA OSTEOCALCINA, INDICADOR POSITIVO PARA A INIBIÇÃO DA PERDA DE MASSA ÓSSEA.
GRANDE ALIADA DO CÉREBRO, JÁ QUE É CAPAZ DE ESTIMULAR AS FUNÇÕES CEREBRAIS E AINDA PROTEGÊ-LO DOS DANOS CAUSADOS PELO ENVELHECIMENTO.
Um dos melhores momentos para tomar L-Carnitina é depois do treino, combinando com uma refeição alta em carboidratos.Você também pode tomar com qualquer outra refeição do dia que tenha uma percentagem grande de carboidratos.
E esse é um ponto muito importante ao tomar L-Carnitina, emparelhar com carboidratos para que sua quantidade de insulina seja superior ao normal, potenciando o impacto desse suplemento
Isto porque a L-Carnitina ajuda a transportar as gorduras de modo a que sejam mais rapidamente transformadas em energia pelo seu corpo. É daí que vem toda a energia “extra” que esse suplemento nos dá.
É importante frisar que o consumo de L-carnitina precisa ser, pelo menos, em conjunto de carboidratos. Estudos sugerem que os níveis de insulina precisam estar elevados para que a L-carnitina que está sendo ingerida consiga ser transportada para dentro dos músculos.
Um estudo realizado por Pistone e cols. avaliou os efeitos da suplementação de 2 g de carnitina por dia atuando em conjunto com atividades físicas em idosos durante 30 dias. O resultado foi que a massa gorda declinou em 3,1 kg enquanto que a massa magra aumento em 2,1 kg.