Qual é o melhor horário para tomar magnésio dimalato?
O magnésio dimalato deve ser consumido preferencialmente antes de dormir ou das principais refeições, na quantidade de duas cápsulas ao dia ingerido com água
Quanto tempo pode tomar magnésio dimalato?
Uso contínuo, não precisa parar nunca. Tomar todos os dias
Foi comprovado que a suplementação de magnésio na dose de 368 mg ao dia, durante aproximadamente 3 meses, reduz significativamente a pressão arterial.
Benefícios do Magnésio Dimalato para tratamento de dores e lesões musculares
O magnésio dimalato é composto pelo sal mineral magnésio e pelo ácido málico. Essas duas substâncias atuam em mais de 300 reações químicas no corpo humano, e uma das participações mais importantes delas é no bom funcionamento dos músculos.
O ácido málico está presente no Ciclo de Krebs, o processo químico da produção de energia para os músculos e órgãos, enquanto o magnésio atua na ativação das moléculas de energia produzidas no ciclo, o ATP (trifosfato de adenosina).
Dessa forma, juntos os compostos são essenciais para que o corpo se recupere após os gastos de energia, desde as atividades de esforço físico até as funções metabólicas mais básicas.
As lesões musculares costumam ocorrer quando os músculos não se recuperam propriamente dos esforços, causando o desgaste. Com o passar dos anos, essa recuperação se torna mais lenta naturalmente, como todas as atividades do organismo.
Por isso, para prevenir lesões e retardar o envelhecimento dos músculos, é indicado incluir a suplementação desses nutrientes à dieta por meio do magnésio dimalato.
Além de pessoas em idade avançada, atletas e praticantes de atividades físicas também devem adotar essa suplementação, para melhorar seu desempenho.
Atualmente, o magnésio dimalato também é um tratamento conhecido para a fibromialgia, doença caracterizada por dores intensas, fadiga e perda de capacidades físicas. O suplemento ajuda a reduzir as dores, regular funções cognitivas e aliviar o estresse e o nervosismo causado pela doença, além de melhorar a qualidade do sono do portador.
Prevenção de doenças
A deficiência dos nutrientes do magnésio dimalato pode causar uma série de sintomas perigosos:
-perda de apetite;
-problemas de concentração;
-fraqueza muscular;
-apatia e oscilações de humor;
-perda de memória;
-irritabilidade;
-distúrbios neuromusculares, como convulsões;
-tonturas;
-tremores;
-arritmias;
-problemas circulatórios.
Além desses sintomas, doenças como o Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, cálculos renais, osteoporose, artrite, artrose e depressão estão ligados à deficiência de magnésio. Esse mineral é essencial para a manutenção do sistema imunológico, e ingerir baixas quantidades dele pode deixar a pessoa suscetível a doenças oportunistas e infecções.
O magnésio está relacionado ao processo de absorção do cálcio, mineral que compõe os ossos e dentes. Por isso, fraqueza óssea não é um sintoma incomum em casos de deficiência do magnésio.
Com o envelhecimento, os ossos se tornam mais frágeis naturalmente, mas o magnésio pode ajudar a retardar esse efeito, além de otimizar a ação de suplementos de cálcio.
A depressão também é uma doença relacionada à falta de magnésio no organismo, que altera o funcionamento do sistema nervoso e pode causar distúrbios emocionais. Em pessoas portadoras de outras doenças, os efeitos podem ser aumentados, tornando o magnésio dimalato um aliado importante para o bem-estar e a saúde.
Aumento da energia e disposição
Os efeitos são sentidos no dia a dia, com cansaço extremo, falta de disposição e recuperação lenta após exercícios. Para mulheres grávidas o risco é ainda maior, pois impacta o desenvolvimento pleno do bebê.
Com a suplementação do magnésio dimalato, é possível aumentar a disposição quase imediatamente, com alívio do cansaço, melhora do sono e sensação de mais energia. É que esse suplemento ajuda a relaxar os músculos, estimula a renovação celular durante o sono e regula a temperatura corporal, fatores fundamentais para uma noite bem dormida.
Como consequência, a falta de energia pode contribuir para quadros de depressão, sedentarismo, dores crônicas, obesidade e insônia, por exemplo. Assim, muitos brasileiros sofrem com os sintomas da falta do nutriente, sem saber que essa deficiência pode ser facilmente resolvida com suplementação.
Melhora na circulação sanguínea
Um dos benefícios do magnésio dimalato menos divulgados é o seu poder de melhorar a circulação e evitar doenças cardíacas e hipertensão. O magnésio ajuda a controlar espasmos nas artérias coronarianas, prevenindo arritmias e taquicardias.
Dessa forma, o sangue é bombeado de modo ideal pelo coração, regulando a pressão arterial e evitando lesões cardíacas.
A melhora na circulação também é fundamental para evitar doenças como infartos, AVCs e tromboses, que são fortalecidas por fatores hereditários.