O cálcio auxilia na formação e manutenção de ossos e dentes, no funcionamento muscular e neuromuscular. A vitamina D auxilia na formação de ossos e dentes, na absorção de cálcio e fósforo, na manutenção de níveis de cálcio no sangue e no funcionamento muscular.
mineral mais importante para o corpo não consegue ser absorvido sem a vitamina do Sol – e é por esse motivo que cálcio e vitamina D devem estar sempre juntos para funcionar!
PARA QUE SERVE O CÁLCIO COM VITAMINA D?
Eles atuam juntos construindo e protegendo os ossos. Enquanto o cálcio ajuda na formação de ossos fortes, a vitamina D ajuda o organismo a absorver o cálcio de forma eficaz. A principal função da vitamina D é otimizar a absorção intestinal de cálcio e fósforo para a formação adequada da matriz mineral óssea. Sendo assim, mesmo ingerindo uma alta quantidade de cálcio, se há a deficiência de vitamina D, esse mineral será desperdiçado.
Muito além de serem importantes para a saúde óssea, o cálcio e a vitamina D também participam de outras funções e processos importantes no organismo. Confira a lista sobre para que eles servem:
contração muscular;
coagulação sanguínea;
comunicação nervosa;
regulação do cálcio no sangue;
absorção de cálcio e fósforo;
respostas do sistema imunológico;
sinalização entre células;
secreção de hormônios;
fluxo de vasos sanguíneos.
QUAL É A RELAÇÃO ENTRE CÁLCIO E VITAMINA D?
De maneira geral, entre os benefícios do cálcio e vitamina D consumidos juntos estão tratar ou impedir a deficiência de cálcio, já que, sem a vitamina D, o cálcio não pode ser absorvido. Sendo o cálcio o principal componente dos ossos, a vitamina D e o cálcio, juntos, têm a função fundamental de formar e sustentar ossos saudáveis. Assim, o principal benefício que eles fornecem é para a saúde óssea.
Em função da alta prevalência de carência de cálcio e/ou vitamina D em idosos, esses nutrientes são comumente propostos para evitar a perda óssea, contribuindo como recurso terapêutico alternativo para a osteoporose. Estudos que utilizaram a suplementação de vitamina D com cálcio demonstraram efeitos benéficos no risco de quedas, além de reduzirem a incidência de fraturas em 20%.
Um outro estudo que avaliou os efeitos da suplementação de cálcio e vitamina D sobre a densidade mineral óssea verificou que esses nutrientes reduziram moderadamente a perda óssea, além de diminuirem a incidência de fraturas não vertebrais. Esse estudo foi conduzido durante 3 anos em homens e mulheres com 65 anos ou mais.
Outro benefício dessa associação é no metabolismo da glicose. Uma revisão sistemática demonstrou que a insuficiência de vitamina D e cálcio pode influenciar negativamente a glicemia, enquanto a suplementação combinada com ambos os nutrientes pode ser benéfica na otimização do metabolismo da glicose. Isso pode ser especialmente importante no contexto da diabetes mellitus tipo 2.
QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA TOMAR CÁLCIO E VITAMINA D?
Ferro e cálcio não combinam, portanto consuma-os em horários diferentes – deixe para tomar o cálcio .e vitamina D antes de dormir
2 gomas todos os dias