Ômega 3: Pra que serve?
O consumo regular do ômega 3 pode ser indicado para:
1) Auxilia na manutenção da saúde cardiovascular,
2) Auxiliar no controle dos sintomas de depressão e do Alzheimer;
3) Controle da obesidade e auxilio no emagrecimento;
4) manutenção da saúde dos olhos e da pele;
5) auxiliar o organismo a combater quadros inflamatórios.
Benefícios:
1. O ômega-3 pode combater a depressão e a ansiedade;
2. o ômega-3 pode melhorar a saúde ocular;
3. O ômega-3 pode promover a saúde do cérebro durante a gravidez e o início da vida;
4. O ômega-3 pode melhorar os fatores de risco para doenças cardíacas;
5. O ômega-3 pode reduzir os sintomas do TDAH em crianças;
6. O ômega-3 pode reduzir os sintomas da síndrome metabólica;
7. O ômega-3 pode combater a inflamação;
8. O ômega-3 pode combater doenças auto-imunes;
9. O ômega-3 pode melhorar distúrbios mentais;
10. O ômega-3 pode combater o declínio mental relacionado à idade e a doença de Alzheimer;
11. Ômega-3 pode ajudar a prevenir o câncer;
12. Ômega-3 pode reduzir a gordura no fígado;
13. Ômega-3 pode melhorar a saúde óssea e articular;
14. Omega-3s pode aliviar a dor menstrual;
O que é Ômega 3?
É um suplemento formulado com o óleo de peixe, uma das principais fontes alimentares de ômega 3.
O Ômega 3 é um ácido graxo poliinsaturado que exerce funções importantes no organismo. Seus principais componentes são: o ácido alfa-linolênico (ALA), o ácido eicosapentaenóico (EPA), e o ácido docosahexaenóico (DHA). O EPA e DHA são considerados ácidos graxos essenciais, uma vez que o organismo não consegue produzi-los, portanto é necessário que sejam ingeridos através da alimentação.
Diversos estudos demonstram que a ingestão adequada contribui para o equilíbrio da pressão arterial e dos triglicérides, LDL e HDL, além de ser muito importante para a saúde das artérias e do coração. O consumo regular do ômega 3 também traz benefícios para o sistema nervoso (podendo contribuir no controle dos sintomas de depressão e do Alzheimer), controle da obesidade, saúde dos olhos, pele, melhora dos quadros inflamatórios e ainda auxilia na qualidade de vida de indivíduos da melhor idade.
Benefícios do Ômega 3
Fornece em uma dose (3 cápsulas) 360 mg de DHA e 540 mg de EPA que são ácidos graxos importantes para a saúde, auxiliando na prevenção de doenças do coração, no tratamento de inflamações e no desenvolvimento adequado do sistema nervoso central.
Indicação
É indicado como complemento diário de ômega 3 na alimentação
Ômega 3: Pra que serve?
O consumo regular do ômega 3 pode ser indicado para:
1) Auxilia na manutenção da saúde cardiovascular,
2) Auxiliar no controle dos sintomas de depressão e do Alzheimer;
3) Controle da obesidade e auxilio no emagrecimento;
4) manutenção da saúde dos olhos e da pele;
5) auxiliar o organismo a combater quadros inflamatórios.
Como tomar Ômega 3?
Alguns estudos utilizam doses menores (1g/dia) e outros, doses maiores (3-4g/dia). A escolha da dosagem dependerá do contexto e finalidade para o uso, consulte um profissional para maior precisão.
Ômega 3 é seguro?
Sim, é um suplemento em que apresenta segurança em seu uso. Porém, há casos onde é possível sentir um sabor desagradável, desconforto gástrico em indivíduos com sensibilidade e náusea. Não é recomendado pelo FDA exceder 3g/dia de EPA e DHA combinado a uma alimentação rica em ácidos graxos.
Ômega 3 pode ter interação com medicamentos?
Sim, por seus efeitos antiplaquetários em doses mais altas, deve ser evitado por indivíduos que fazem o uso de Varfarina ou anticoagulantes semelhantes. Seu uso precisa ser verificado com médicos e/ou nutricionistas sobre possíveis interações medicamentosas.
Diminuição da inflamação
Inflamação é seu sistema imunológico combatendo infecções ou danos. No entanto, a inflamação crônica é associada a algumas patologias, como obesidade, problema cardiovascular, diabetes e depressão. A redução da inflamação pode auxiliar no tratamento dos sintomas dessas doenças. O óleo de peixe tem propriedades como vista acima, anti-inflamatórias, que podem auxiliar no tratamento de condições envolvendo inflamação crônica. Por exemplo, em indivíduos estressados e obesos, o óleo de peixe pode reduzir a produção e expressão de genes das moléculas inflamatórias chamadas de citocinas.
No mais, óleos de peixe podem significativamente reduzir dores nas articulações e auxiliar nos movimentos (articular) em pessoas com artrite reumatoide.
Atenção e hiperatividade em crianças
Há algumas desordens comportamentais em crianças, como déficit de atenção com hiperatividade, que envolve hiperatividade e falta de atenção. Dado que o ômega 3 tem significância no cérebro, atingir as recomendações podem ser importantes na prevenção de desordens comportamentais, e os suplementos óleos de peixe podem melhorar os sintomas nestas crianças como hiperatividade, falta de atenção, impulsividade e agressão, além de trazerem benefícios no aprendizado.
Lembre-se de que antes de indicar o consumo da suplementação a criança, é necessário verificar com um pediatra e nutricionista, assim como as dosagens.
Conclusão:
Os ácidos graxos ômega-3 são vitais para a saúde. Se você não costuma comer peixes gordurosos ou frutos do mar, considere tomar um suplemento de ômega-3. É uma maneira eficaz de melhorar sua saúde física e mental. Além disso, pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares entre outras.
Ômega 3 e emagrecimento
Uma dúvida comum é se o ômega 3 emagrece ? O ómega-3 não é um suplemento para perda de peso. Ou seja, é um nutriente necessário para um metabolismo saudável. Visto que hoje em dia as dietas modernas são pobres em Ômega 3, a suplementação do mesmo irá auxiliar na diminuição dos processos inflamatórios que causam obesidade e são consequência do acúmulo de gordura, sendo um anti inflamatório natural. O tratamento dessas funções metabólicas com Ômega 3 (EPA/DHA) podem facilitar nessa perda de gordura.
Deficiência em Ômega 3
A deficiência de Ômega 3 pode ter grande impacto nas ações fisiológicas, como disfunções imunológicas, dermatites, má cicatrização, trombocitopenia e alopecia. A ausência do DHA na gestação esta associada a prejuízos no desenvolvimento visual e cognitivo do feto.
Os principais sintomas são: redução da acuidade visual, lesões de pele, eletroretinograma anormal, retardo do crescimento e diminuição da capacidade de aprendizado. Em crianças: retardo do crescimento e diarreia.